Como escolher a bola de tênis correta para cada tipo de quadra de tênis

O tênis é um dos esportes mais praticados no Brasil e seu sucesso se deve, em parte, à qualidade das quadras esportivas. 

O fato de grande parte das quadras serem feitas com grama sintética esportiva faz com que os jogos sejam mais dinâmicos e de alto desempenho. 

Além da qualidade e da resistência da grama sintética esportiva, outro item que faz toda a diferença no esporte é a bola de tênis

Nem todas as pessoas sabem, mas existem diferentes tipos e tamanhos de bolas, que são adequadas para cada tipo de quadra.

Você sabe qual a bola de tênis ideal para jogar em um campo de gramado sintético

Então fique ligado neste artigo, porque a Sportlink – empresa fabricante de grama esportiva sintética – vai explicar a diferença de cada bola de tênis!

Como são as bolas de tênis oficiais?

Para jogos oficiais e amadores, a bola de tênis deve seguir um padrão de tamanho, cor e peso. 

Assim, normalmente são usadas bolas de cor branca ou amarela, com uma superfície aveludada, uniforme e sem costura. 

De acordo com as regras do desporto, a bola deve medir entre 6,35 e 6,67 centímetros de diâmetro, pesando entre 56,7 e 58,5 gramas.  

Além disso, as bolas de tênis passam por testes – segundo os regulamentos da Federação Internacional de Tênis (ITF) – de tamanho, pulo e deformação. 

Feitas de borracha prensada a ferro, as bolas recebem revestimento de lã artificial (nylon) e lã natural. 

Como esses itens não têm orifícios para entrada de ar, uma pastilha de nitrogênio é inserida no meio das duas partes de borracha que formam a bola, sendo unidas como uma cola especial. 

Depois disso, cada bolinha é colocada em uma prensa a 200º C, onde começa o processo de vulcanização. 

Com o calor, a pastilha de nitrogênio explode, enchendo a bola de gás. 

Tipos de bola de tênis 

São encontrados 3 tipos de bolas de tênis: 

  • Bolas para quadras de saibro
  • Bolas para quadras duras ou rápidas
  • Bolas para qualquer tipo de quadra

Bolas de quadra de saibro

As quadras de saibro (terra batida) são consideradas quadras lentas e, por isso, pedem bolas de tênis fabricadas com maior quantidade de lã sintética. Assim, a bola fica mais lisa e oferece menor atrito.

Bolas de tênis para quadras rápidas

Para as quadras rápidas, como é o caso das quadras de tênis com grama sintética, a bola com menor quantidade de lã natural do que sintético no feltro são mais indicadas. 

Com isso, a lã natural produz maior atrito, deixando a bola de tênis um pouco mais lenta. 

Bolas de tênis para todo tipo de quadra

As bolas de tênis usadas em qualquer quadra são produzidas com uma mistura homogênea de lã natural e sintética na composição do feltro. Assim, esses itens se adaptam a qualquer superfície.

Bem, agora que você conhece as diferenças de cada bola de tênis, só precisa saber escolher com cuidado as quadras onde irá treinar. 

Portanto, prefira quadras com revestimento sintético de alta qualidade, como o gramado sintético produzido pela Sportlink! 

Como escolher a bola de tênis correta para cada tipo de quadra de tênis
WhatsApp Fale Conosco!