Conheça as especificidades e curiosidades do campo de Beisebol

O Brasil é a terra do futebol, mas o beisebol também tem vez em solo canarinho. A modalidade esportiva possui maior popularidade nos Estados Unidos. Contudo, chegou ao Brasil em 1890, e vem ganhando espaço. Algo que chama muito a atenção no esporte é o campo onde é praticado: normalmente a grama sintética é a escolhida os estádios.

Para conhecer mais sobre este esporte, a Sportlink preparou este artigo, que conta um pouco sobre as curiosidades do campo sintético de beisebol. Boa leitura!

Curiosidades sobre o Campo de baseball com grama artificial

Beisebol em campo de grama sintética

O esporte não é territorialista como acontece com o futebol e o handebol, nos quais as equipes são “donas” de um determinado lado do campo. Portanto, os jogadores de beisebol revezam o campo durante toda a partida.

Embora a maior parte do campo seja de terra batida, a grama artificial é escolhida para cobrir algumas áreas. Dessa forma, o gramado dura mais, requer menos manutenção e oferece mais segurança aos praticantes.

Em resumo, as equipes contam 9 jogadores de defesa, que se movimentam em busca de aumentar as chances de defesa.  Já na parte de trás do campo, três outfielders (defensores externos) ficam posicionados no campo externo para tentar pegar as bolas lançadas.

A curiosidade é que esses 3 jogadores podem se alinhar como desejarem, mesmo tendo posições pré-determinadas. Ademais no campo interno (infield) ficam os jogadores infielders, posicionados entre as bases até a parte de areia que divide as duas porções do campo de beisebol.

Montinho no campo de beisebol facilita arremesso da bolinha

A bola é colocada em jogo assim que o arremessador lança a bolinha para o rebatedor. Mas isso só é possível com a ajuda do montinho dentro do campo. O montinho fica no centro do infield do campo, estando equidistante entre as bases.  É justamente nessa parte da terra que o pitcher fica antes de seus arremessos.

Inclinado, o montinho é sinalizado com uma placa de borracha (home plate), medindo 15 cm x 61 cm, e é onde o arremessador encosta o pé para iniciar os arremessos.

Medidas do campo de beisebol com grama artificial

Quando se trata de projetar um campo de beisebol, é importante observar o layout e as dimensões. Ou seja, as dimensões devem corresponder ao nível de jogo para o qual o campo está sendo usado. Isso ajuda a garantir um jogo imparcial e consistente em todas as áreas do campo para os atletas.

Na maior parte dos campos profissionais, a distância entre o montinho e o home plate é de 18,44 metros. Já a distância entre as bases é de 27,5 metros. A cerca que delimita o final do campo é normalmente instalado a partir de 91 a 128 metros de distância a partir do home plate.

Vale lembrar que nem todos os campos contam com grama artificial, mas os mais modernos já adotam a solução de grama artificial, como a produzida pela Sportlink.  

Com alto padrão de qualidade e conforto, as gramas sintéticas esportivas da Sportlink garantem bom desempenho aos atletas e rentabilidade para qualquer empreendimento.

Entre em contato conosco e conheça mais vantagens dos nossos produtos!

Conheça as especificidades e curiosidades do campo de Beisebol