Dicas para fazer arbitragem em um jogo de Futebol Society

Jogar uma partida de futebol com os amigos num final de semana é uma boa pedida, ainda mais se o campo for de gramado sintético

Contudo, nem sempre organizar um torneio é fácil, já que isso demanda muitos detalhes. 

Então, além de escolher os jogadores, ainda é essencial separá-los por times e estabelecer algumas regras gerais para as partidas. 

Mas se você quer algumas dicas para facilitar seu trabalho na arbitragem e organizar a diversão da galera, confira este post da Sportlink, empresa especializada na fabricação de grama sintética esportiva!

Seleção das equipes

A separação dos jogadores em cada time é sempre algo trabalhoso. Normalmente as pessoas querem jogar com os amigos mais próximos, pois além de ser mais divertido, essa tática pode ser importante para um melhor desempenho de cada time. 

Afinal, as afinidades em campo acabam influenciando no toque de bola, nos passes e estratégias. 

No entanto, o ideal é que os talentos sejam divididos em cada equipe, o que equilibra mais a partida e dá condições de jogar em igualdade. 

Como controlar o tempo de jogo?

Se a partida não é oficial, então não há necessidade de ser jogada em dois tempos de 45 minutos cada. 

A duração de cada tempo pode ser estabelecida com uma conversa entre equipes e o árbitro da partida. 

Da mesma forma, o árbitro e os capitães de cada time podem chegar a um acordo sobre a possibilidade de tempo extra (prorrogação) na partida. 

Faltas

Em uma disputa amadora que reúne muitos amigos é comum que os “atletas” ignorem as faltas e continuem o jogo. 

Por isso é importante a presença de um juíz em campo, que tem como missão definir um critério para as faltas e para pausar a partida. 

Sendo assim, algumas intercorrências que podem ser consideradas faltas – sujeitas ao cartão amarelo ou vermelho – são: 

  • Jogador caiu em campo;
  • Jogador se machucou em campo;
  • Agressões verbais ou físicas;
  • Toque na bola com a mão (sem ser o goleiro, claro!)

Obviamente, as regras não precisam ser tão severas, mas organizar e alinhar sempre é recomendado para não haver confusões dentro e fora de campo!

Regras de impedimento e escanteio

Se analisar o impedimento e o escanteio em uma partida oficial já é difícil – mesmo com a ajuda do VAR -, imagine em um jogo amador? 

Para ser escanteio, a bola precisa passar pela linha de fundo. Já o impedimento é mais complexo de avaliar, sendo fundamental que os jogadores sejam bem honestos com os colegas em campo. 

Além disso, o árbitro pode escolher dois auxiliares, que atuarão como bandeirinhas e que podem ficar de olho nas possíveis jogadas de impedimento. 

Agora, se mesmo com todas essas dicas você ainda precisa de uma ajuda extra para organizar o jogo entre os amigos, confira nosso artigo “Como organizar um campeonato de futebol society em sua quadra”. 

Nesse post do blog da Sportlink tem dicas bacanas, inclusive de apps para ajudar a organizar as partidas com mais facilidade!

Dicas para fazer arbitragem em um jogo de Futebol Society
WhatsApp Fale Conosco!