Futebol Americano: Conheça esse esporte e entenda suas diferenças com o Rugby

Para quem não entende de Futebol Americano e muito menos de Rugby a única diferença é que em um jogo de Rugby se usa bem menos proteção contra as lesões e pode ser mais perigoso, mas para olhos mais atentos é possível ver que existem outras diferenças que fazem com que os apaixonados por ambos os esportes encham os campos e torçam por seus times favoritos.

Tanto Rugby quanto Futebol Americano são práticas esportivas pouco conhecidas no Brasil, mas que fazem muito sucesso principalmente nos Estados Unidos.

Campo de Futebol Americano - Sportlink

São esportes que dependem muito da força física de seus atletas e não apenas de suas habilidades, pois é preciso usar o corpo de encontro ao adversário para abrir passagem e conquistar pontos.

Regras que definem cada jogo

O jogo de futebol americano é composto por 11 jogadores que participam de uma partida que é dividida por quatro períodos de 15 minutos cada tendo um total de 60 minutos, mas como o cronômetro é parado a todo instante em que a bola não está em jogo pode levar bem mais tempo que os 60 minutos determinados.

O cronômetro é parado em situações onde a bola sai pela linha lateral, em momentos de falta contra o adversário, quando uma das equipes marca ponto ou quando uma bola é lançada e não é agarrada por nenhum dos jogadores. 

A partida é iniciada com um Kick off de 35 jardas, ou seja, uma equipe chuta a bola em direção ao campo adversário e isso pode ocorrer não apenas no início do jogo, mas também quando se inicia um novo tempo e quando uma das equipes marca ponto.

O campo de Futebol Americano tem de comprimento 120 jardas (aproximadamente 109 metros) e 53,3 jardas de largura (quase 49 metros). O campo é dividido por linhas de 10 em 10 jardas ao longo do seu comprimento. 

O Endzone, é o lugar onde os jogadores marcam os Touchdowns (pontos) fica no final das jardas do time adversário e geralmente é de outra cor para ser fácil de identificar pelos jogadores durante jogo.

São itens obrigatórios para a partida de Futebol Americano:

  • Luva
  • Capacete
  • Protetores
  • Bola
  • Calça e Camiseta
  • Chuteira

No Rugby em cada time são 15 jogadores que utilizam apenas camiseta, bermuda e chuteiras.

São dois tempos de 45 minutos, assim como no futebol que estamos acostumados no Brasil onde o objetivo é fazer o maior número de pontos (gols).

O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama sintética e em casos especiais até na neve.

É permitido derrubar o jogador que está segurando a bola, só é permitido passar a bola de mão em mão desde que a bola seja passada para o jogador que estiver atrás e chutes só são permitidos para passar a bola para a frente, ou seja, bem diferente da metodologia do Futebol Americano.

Ambos os esportes podem ser jogados em campos de grama sintética e devido a força com que os jogadores se projetam ao chão é até ideal que os campos sejam artificiais para evitar que a constante manutenção no campo atrapalhe o calendário de jogos.

Campo de Grama Sintética para a prática de esportes

Confie na Sportlink para equipar o seu campo de Futebol Americano ou de Rugby.

Uma empresa presente em mais de 12 países e com mais de 24 anos de experiência em gramados sintéticos para todos os tipos de esporte.

Peça já o seu orçamento.

Futebol Americano: Conheça esse esporte e entenda suas diferenças com o Rugby
WhatsApp Fale Conosco!