Já conhece as novas regras do futebol? Saiba mais!

As regras do futebol – esporte jogado em campos de grama sintética ou gramado natural – estão sempre sendo revisadas e reformuladas. 

Desde junho deste ano, 12 novas regras foram criadas pela International Football Association Board (IFAB) e já estão sendo seguidas no Brasil pela CBF.

campos de grama sintética sportlink

Você já conhece todas as alterações que dizem respeito a substituições, aplicação de cartões, tiro de meta e cobranças de pênalti? 

Se ainda não está por dentro do assunto, confira todas as mudanças neste post da Sportlinkempresa fabricante de grama sintética para campos esportivos.  

Substituição de atletas

Todos os jogadores que forem substituídos durante o jogo têm de sair, obrigatoriamente, pela linha mais próxima. 

Antes, os atletas precisavam caminhar até o centro do campo e sair pela linha lateral para efetuar a substituição.  

Assim, a mudança dessa regra foi implementada no intuito de otimizar o tempo das partidas. 

Tiro de meta

Com as novas regras, os jogadores podem tocar na bola e seguir a partida, mesmo que estejam dentro da área depois da cobrança do tiro de meta. 

Portanto, não há mais a necessidade de esperar que a bola ultrapasse a área demarcada.

Comissão técnica também recebe cartões

Atualmente, não são apenas os atletas que recebem cartões de advertência. Sendo assim, os membros da equipe técnica também pode ser advertidos com cartões. 

Antes dessa regra, a advertência era apenas verbal, além da possibilidade de expulsão.

Escolha do campo ou da bola no cara ou coroa

Na regra do cara ou coroa, antes o jogador vencedor do “cara e coroa” podia escolher apenas o lado do campo em que o time desejava iniciar a partida. 

Com as mudanças, o atleta pode escolher entre a bola ou o campo. 

Cobrador de pênalti

No caso de um cobrador de um pênalti necessitar de atendimento médico, o regresso dele ao campo para cobrar a penalidade é permitido pelo árbitro. Antes, o atleta precisava aguardar o reinício da partida.

Tirar a camisa na comemoração não pode!

O jogador que quiser comemorar um gol com exageros é penalizado. Um exemplo disso são os atletas que tiram a camisa do seu time enquanto celebram e recebem cartão amarelo (advertência) por isso. 

Cobrança de pênaltis

No momento da cobrança dos pênaltis, o goleiro pode manter apenas um pé em cima da linha de fundo, usando o outro para se impulsionar na defesa. 

Antes da mudança da regra, o arqueiro era obrigado a manter ambos os pés sobre a linha de fundo até o momento em que o cobrador chutasse a bola. 

Gostou das novas regras do futebol? Então, confira mais novidades do mundo do esporte e da grama sintética esportiva no blog da Sportlink!

Já conhece as novas regras do futebol? Saiba mais!
WhatsApp Fale Conosco!