Qual a diferença entre Rugby e Futebol Americano?

Muitas pessoas confundem o Rugby com o Futebol Americano. Mas estes esportes possuem particularidades totalmente diferentes, e é sobre essas diferenças que vamos falar hoje. Separamos as principais diferenças entre os esportes, desde quantidade de jogadores, campo ideal, bola utilizada, equipamentos e penalidades. Confira!

grama sintética para futebol americano

Qual a quantidade de jogadores no Rugby e no Futebol Americano?

O número de jogadores, pode variar de acordo com a modalidade. O Rugby Union, que é o mais conhecido, é jogado com 15 participantes, já a modalidade reduzida pode ser jogada com 7 participantes. Podem ocorrer até 7 substituições, sendo que duas são reservadas para os jogadores especialistas.

Curiosidade sobre o Rugby: existem substituições temporárias em caso de sangramento, o jogador é retirado do campo e possui 15 minutos para estancar o sangue e retornar para a partida.

Já o futebol americano possui 11 jogadores em campo, sendo que o número de substituições em uma partida é ilimitado, com isso mais de 30 jogadores podem participar de uma mesma partida.

Curiosidade sobre o futebol americano: se a equipe está com a bola, são o total de 11 atacantes e quando não estão, os 11 defensores entram e tomam seus lugares.

Equipamentos utilizados:

No Rugby Union são utilizados apenas proteções feitas de tecido, espuma ou borracha. Além disso são usados chuteiras para rugby, mordedora para a proteção dos dentes, e o Shoulder pad, que é uma espécie de colete. Já na modalidade Scrum, também é utilizado um chapéu com partes amaciadas.

No Futebol americano é obrigatório a utilização da proteção dos ombros e tórax (conhecida como shoulder pads) e o capacete. É recomendado também utilizar protetores nas coxas e quadris.

Qual bola é usada no Rugby? E qual é usada no Futebol Americano?

A Bola do Rugby é em formato oval, e varia de 28 a 30 centímetros, com uma circunferência de até 77 centímetros. A pressão da bola do Rugby deve estar entre 65,71 e 68,75 kilopascals (medida utilizada para medir a pressão).

Já a bola do futebol americano é menor e menos arredondada, com geralmente 30 centímetros de comprimento por 18 centímetros de largura. A bola é mais leve, pesando em cerca de 200 gramas, possui uma costura diferenciada que auxilia a melhorar o atrito e ajuda em passes mais longos.

Tempo de jogo:

O Rugby geralmente é feito em dois tempos de 40 minutos sem a possibilidade de parar o cronômetro com pedidos de “ tempo”. Já o futebol americano é jogado em quatro quartos de 15 minutos cada.

Qual a diferença de penalidade do Rugby e do Futebol Americano?

O Rugby e o Futebol Americano, possuem regras diferentes de jogabilidade e prática esportiva.

No rugby, após uma penalidade, pode ser gerado um novo scrum (os jogadores dos dois times ficam em formação inicial), um punt (um chute longo para o adversário sem deixar a bola tocar antes no chão) ou um pênalti. Além disso os atletas podem levar cartão amarelo, que o deixa suspenso do jogo por 10 minutos, ou o cartão vermelho, gerando a expulsão.

Já no futebol americano, as faltas geram perda de downs ou de jardas. Neste esporte não existe sistema de cartões, os atletas são punidos inicialmente de forma verbal, e caso haja reincidentes podem ser expulsos pelo árbitro.

Campos de Rugby e campos de Futebol Americano:

O campo de Rugby possui 100 metros de comprimento por 70 metros de largura, dividido em 5 linhas paralelas chamadas de “In-goal”.

O campo de futebol americano possui uma marcação mais complexa, geralmente são 100 jardas por 53 e 1/3 jardas, que em metros seriam 91,44 metros por 48,76 metros de largura. O campo é dividido em 20 zonas, com 5 jardas cada, além das “end zones” nos extremos dos campos, que são as zonas de pontuação.

Grama sintética para Rugby e Futebol Americano:

A grama sintética é fabricada para absorver o impacto e facilitar os movimentos dos jogadores. O material utilizado é altamente resistente à tração, garantindo maior durabilidade do gramado e conforto aos atletas praticantes.

Entre em contato a Sportlink e confira os projetos especiais para a instalação do gramado.

Qual a diferença entre Rugby e Futebol Americano?