Devido ao grande sucesso protagonizado pelos futebolistas brasileiros, a fisioterapia do nosso país tornou-se uma das mais conceituadas do mundo. Graças, é claro, às enormes quantias de dinheiro que esses jogadores representam.
Mas e quando as lesões afetam atletas esporádicos, os chamados boleiros de final de semana? Eles certamente não terão acesso aos centros de recuperação e médicos que tratam jogadores profissionais.
Por isso é essencial prestar atenção redobrada às recomendações para evitar lesões na grama sintética — principal tipo de gramado dos jogadores sazonais. Quando não for possível evitar, cuidar das contusões é um imperativo para não passar muito tempo afastado das atividades.
Como Evitar Lesões na Grama Sintética
Alongamentos
Como qualquer atividade física que se preze, os esportes praticados sobre a grama sintética também devem ser precedidos por alongamentos. No caso, o alongamento muscular precisa ter foco redobrado na região das pernas — área em contato direto com o piso.
Não à toa, uma das lesões mais comuns em atletas profissionais acontece no joelho. A região é sensível devido ao impacto constante das pernas no solo durante corridas e deslocamentos. O joelho funciona como uma espécie de amortecedor do corpo.
Técnicas Profissionais
Importando outras dicas do futebol profissional, chegamos a recomendações mais complexas. Trabalhar bem o condicionamento físico, por exemplo, ajuda muito na prevenção de machucados.
Mas, infelizmente, o tempo dedicado para a melhora do condicionamento não está disponível para os jogadores amadores. Assim como dar um up na força dos músculos, dos ligamentos, da postura e dos movimentos. Caso você faça academia, fique de olho a esses procedimentos.
Dicas para os Amadores
Os jogadores de ocasião também são conhecidos como as principais vítimas do esporte. Isso, é claro, por conta da ausência de profissionais médicos gabaritados de olho exclusivo em sua saúde.
Por isso as dicas específicas para os atletas amadores levam em conta, principalmente, a autonomia. São elas:
- fazer academia;
- fazer musculação;
- utilizar tornozeleiras e caneleiras;
- usar chuteiras próprias para o futebol society;
- hidratar-se;
- jogar com pessoas da mesma faixa etária.
Como cuidar de Lesões na Grama Sintética
O primeiro passo é cessar a atividade física e repousar. Em seguida, deixe a área lesionada esticada, sem contraí-la. Somente depois é recomendada a aplicação de gelo, sempre dentro de um saco plástico lacrado, envolto em toalha ou pano.
Caso o inchaço persista e as dores continuem, procure profissionais qualificados da área médica. A data de retorno deve respeitar seu corpo, pois caso contrário sua lesão só irá se agravar ainda mais.
Fale com a Sportlink
A Sportlink é especializada na fabricação, manutenção e consultoria em projetos com grama sintética, sendo reconhecida pelo desempenho e qualidade de sua grama artificial para o segmento esportivo e recreativo.
Referência no mercado, está pronta para atender diversas demandas relacionadas a grama artificial. Entre em contato e solicite um orçamento.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!