Super Bowl: Conheça a história do maior espetáculo esportivo dos EUA

O Super Bowl é considerado um dos eventos esportivos mais populares nos Estados Unidos, no qual os americanos conhecem a equipe vencedora do campeonato da National Football League (NFL). Pela TV ou no estádio de grama sintética, milhões de fãs se reúnem para assistir à partida decisiva, que acontece em um um domingo de janeiro ou fevereiro.

Este dia é tão importante que praticamente o país todo para, transformando a data em um feriado nacional de fato. Transmitido em mais de 170 países, o Super Bowl é um espetáculo que recebe, além das equipes, algumas celebridades, que se apresentam nos shows durante o intervalo da partida.

História do Super Bowl

A NFL foi formada oficialmente em 1920, mas o primeiro Super Bowl aconteceu somente depois de 40 anos. Em 1960, um grupo de empresários que queria promover franquias de futebol – o foi negado pela NFL – decidiu lançar uma liga alternativa, conhecida como a American Football League (AFL).

Durante vários anos, a NFL e a AFL foram rivais, competindo por equipes, patrocínio e pela audiência de fãs. Já no ano de 1966, os proprietários negociaram um acordo, fundindo as ligas em 1970.

O primeiro Super Bowl, que contou com os campeões da AFL e da NFL, ocorreu em 1966. O jogo foi chamado de “Campeonato Mundial AFL-NFL”, mas o nome não ganhou popularidade entre os americanos.

Foi então que o proprietário do AFL Kansas City Chief, Lamar Hunt, propôs usar o termo “Super Bowl” para se referir ao jogo do campeonato. O novo nome deu um ar mais comercial e refletiu a grandiosidade do evento, que se fortaleceu ao longos dos anos.

Após a união das ligas, a NFL dividiu-se em duas conferências principais: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). Os campeões de cada um se enfrentam no Super Bowl.

Super Bowl e a cultura Americana

O Super Bowl tornou-se uma experiência única e compartilhada na cultura americana. Os telespectadores ficam “antenados” aguardando não só a partida, mas tudo o que evento proporciona.

O Super Bowl combina esportes, música e publicidade em um único local. De forma geral, fornece uma imagem fascinante do que muitos americanos consideram como sendo o entretenimento ideal.Fatos divertidos sobre o Super Bowl

  • A equipe do Pittsburgh Steelers tem seis vitórias no Super Bowl – superando qualquer outro time;
  • O Dallas Cowboys, o New England Patriots e o San Francisco 49ers têm cinco vitórias cada;
  • Com cinco derrotas, o Denver Broncos detém o recorde de mais derrotas no Super Bowl;
  • As equipes que nunca foram ao Super Bowl incluem o Detroit Lions, o Jacksonville Jaguars e o Houston Texans;
  • Com 10 participações especiais, os Patriots fizeram o maior número de aparições no Super Bowl;
  • O local do Super Bowl muda a cada ano, e nenhum time jamais jogou em seu estádio.
  • O Super Bowl Sunday é o segundo maior dia para o consumo de alimentos nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Dia de Ação de Graças;
  • Um comercial de 30 segundos que vai ao ar durante o Super Bowl custa aos anunciantes mais de US $ 5 milhões.

Super Bowl e Grama Sintética

Como já citamos anteriormente, o Super Bowl acontece em janeiro ou fevereiro, meses de inverno e intenso frio nos EUA. Para que as baixas temperaturas e a neve não prejudiquem o gramado, a franquia do evento opta pelo uso de grama sintética.

O gramado sintético é mais durável, resistente e com menor custo de manutenção. As fibras resistem ao impacto das jogadas e oferecem aos atletas mais conforto, segurança e estabilidade.

A Grama Sintética garante o bom desempenho dos jogadores e a qualidade do jogo!

Por isso, a Sportlink recomenda aos atletas amadores e profissionais em todo o Brasil que escolham sempre campos com grama sintética para treinos e competições.

A Sportlink oferece grama sintética de alta tecnologia para a prática de esportes como tênis, futebol, rugby e hóquei, proporcionando economia com manutenção, poda e irrigação.

Saiba mais sobre nossas soluções em gramado sintético.

Super Bowl: Conheça a história do maior espetáculo esportivo dos EUA
5 (100%) 5 votes
Super Bowl: Conheça a história do maior espetáculo esportivo dos EUA