Você já ouviu falar em Fut7?

O Futebol é a paixão nacional, e além do futebol tradicional que é disputado com 11 jogadores de cada lado, existem também outras modalidades que fazem sucesso com os torcedores e praticantes, o Fut7.

Você já ouviu falar em Fut7

Existe um grande impasse em relação a quem deu origem a esse nome, pois em 1981 tanto o Rio de Janeiro, quanto o Rio Grande do Sul iniciou esta modalidade de jogo com as mesmas regras.

Mas afinal, o que é o Fut7?

Fut7 é o nome dado ao Futebol Society, pois é jogado com sete jogadores em cada time e dois árbitros apitando a partida. A modalidade possui duração de dois tempos de 25 minutos.

O Fut7 Society teve sua oficialização em 1996, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society.

Atualmente existem Federações do Fut7 em mais de 26 estados do Brasil, mais de 30 mil atletas registrados, 12 milhões de praticantes e mais de 4 mil campos de futebol Society só no Brasil.

Resumo das Regras do Fut7 Society

O campo do futebol Society:

As dimensões do campo possuem em média 55 metros de comprimento por 35 metros de largura. As linhas de marcação devem ter 10 centímetros de grossura e serem da cor branca.

A bola do futebol Society:

A bola é geralmente feita de couro ou de algum material aprovado para esta modalidade. Uma curiosidade interessante sobre a bola do fut7 é que, o se jogada de uma altura de 2 metros, o retorno do primeiro “quique” não pode ultrapassar a 80 cm.

Número de jogadores no futebol Society

Como falamos anteriormente, o jogo é disputado por duas equipes de sete jogadores, sendo que um deles é o goleiro.

A partida deve ser iniciada com este número, porém a equipe pode ficar reduzida até cinco atletas durante o jogo.

Caso uma das equipes fique com menos de 5 jogadores, a partida deverá ser interrompida. E a equipe com menos jogadores perderá os pontos do jogo independente do placar.

Se ambas ficarem com menos de 5 jogadores em campo, nenhuma somará pontos e o placar técnico se mantém para fins estatísticos.

Uniforme dos atletas do Fut7

O uniforme dos jogadores de Fut7 é composto por: camisa de meia manga ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, chuteira apropriada confeccionadas com lona, pelica ou couro macio.

O goleiro deve usar um uniforme de cor diferente dos demais do time, sendo permitido o uso de calça de agasalho para a proteção.

Tempo de jogo do Futebol 7 Society

A duração da partida de Fut7 é de 50 minutos nas categorias: veteranos, máster, principal, junior e juvenil. Já nas Categorias: feminino, infantil, juvenil e infanto, o jogo é disputado em 40 minutos. Para as categorias: mirim, pré mirim e fralda, o tempo de jogo é de 30 minutos.

Em todas as categorias, o jogo é dividido em dois tempos iguais e possuem 10 minutos de intervalo.

Outras regras do Fut7

Esta modalidade é bastante complexa e possui uma série de recomendações e regras. Além dos itens mencionados acima, existem diversas outras regras do jogo como: definições pro inicio do jogo, condições de jogo, soma de tentos, infrações, tiro livre, arremesso lateral, tiro de meta, arremesso de canto, oficiais de arbitragem, regras de categoria, desempate, penalidade máxima, decisão por tiro de linha de saída e posicionamento dos árbitros.

Grama sintética para Fut7 Society

Visando garantir otimização do desempenho para os jogadores e economia na manutenção para quem possui o campo. A Sportlink desenvolveu um gramado específico para esta modalidade. Produzida com alta tecnologia a grama sintética para o campo society resulta em um maior rendimento para as quadras.

Quer montar um campo para futebol Society?

Entre em contato a Sportlink e conheça a fabricante de grama sintética referência em inovação e tecnologia para a prática esportiva.

Você já ouviu falar em Fut7?
5 (100%) 4 votes
Você já ouviu falar em Fut7?